quarta-feira, 1 de setembro de 2010

I Fórum Regional da Coleta Seletiva

foto: Revista Evidência

“Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais qualidade, menos quantidade, mais cultura, menos símbolos de status, mais esporte, menos material esportivo, mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado, mais animação, menos tecnologia de diversão, mais carinho, menos presente...”

(Gilnreiner, 1992)


Em todo o Brasil, crescem as iniciativas locais e regionais para incentivar e criar programas para a coleta seletiva nas cidades. Mais do que criar ações para preservar o meio ambiente, esses programas também contribuem para a inclusão social de pessoas que, devido a baixa escolaridade e histórias de vida marcadas pela violência, abandono e exclusão, tem na atividade da coleta, a única forma de sobrevivência sua e de sua família.

A realidade local e regional já reivindica ações urgentes sobre o correto destino do lixo urbano e o manejo da coleta seletiva. Essas ações se tornam instrumentos de educação ambiental e promovem a cidadania para aqueles que trabalham nessa atividade.

A realização do I Fórum Regional da Coleta Seletiva em Ribeirão Preto antecipa essas questões e convoca todos os gestores públicos, profissionais e agentes ambientais/catadores para discutirem esse tema com seriedade e compromisso, com o objetivo de aprimorar, ampliar e planejar a coleta seletiva para se tornar um instrumento de inclusão social e econômica dos catadores/agentes ambientais. Também, tem o objetivo discutir programas de preservação do meio ambiente.

Acompanhem neste blog as notícias e temas que serão discutidos no próximo dia 27 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto – SP.

2 comentários:

  1. 1-O LIXO E O MEIO AMBIENTE:Cada pessoa gera ,durante toda sua vida,uma média de 25 tonelada de resíduo.(312,50gk) Apesar de produzir essa quantidade,a maioria das pessoas acha que basta colocar o resíduo na porta de casa e os problemas estão resolvidos. Grande engano, os problemas estão só começando. Todo o lixo gerado na cidade necessita de uma disposição final adequada. Os custos dos serviços de limpeza Urbana são significativos –girando em torno de 6 a 15 % do orçamento municipal. É necessário que esses dados sejam divulgados para que a população saiba quanto custa para manter a cidade limpa e o resíduo ser tratado corretamente.

    QUANTO CUSTA A ESTRUTURA DO ATERRO:

    CAMIHÃO{manutenção, combustível}

    MOTORISTA {salário}
    MAQUINA DE ESTEIRA{ manut.e comb}
    OPERADOR {salário}
    AJUDANTES {salários
    VIGIAS{salários}

    Porque estas informações nunca estão nos jornais e revistas, nos quadros de aviso das repartições publicas???

    ResponderExcluir
  2. olá meu companheiro ezequiel, concordo em genero, numero e grau. anderson

    ResponderExcluir